O tempo já foi bom

Às vezes olho para trás e sinto um pouco de saudade de todo esse tempo que já passou e do tempo que já existia antes de eu nascer e que era melhor ainda do que aquele em que eu vivi. E, o que me deixa um pouco inconformado é ver o estado em que chegaram as coisas. E as coisas mudaram tanto social quanto culturalmente. Antes era bem mais fácil ver crianças brincando na rua, adolescentes jogando bola na rua até 10 horas da noite, fazendo disputa entre ruas e tal. E hoje, o que eu vejo por aqui ? Crianças trancadas em casa com seus bonecos que falam sozinhos, com seus videogames superinterativos, com seus computadores com banda larga e entupidos de jogos, com a perna sem nenhum machucado senão aquele que a mãe fez de tanto bater, entre outras coisas. Mas tem um lado para o qual eu olho e fico mais triste ainda é saber que há crianças por aí que andam cantando músicas com apologia às drogas e ao crime, algumas já xingando, algumas fora da escola e, o pior, algumas já com armas e drogas na mão. A realidade atual é violenta, concordo. Mas será mesmo que isso é motivo para tantas mães largarem seus filhos assim, ou então, prendê-los tanto assim ? Sei não. O grande problema, talvez, é que a última geração aproveitou muito a infância e não quer largá-la até hoje. A única explicação que me vem à cabeça agora é essa, e talvez seja a mais provável.
Tem gente que diz que Deus ama as criancinhas e tem gente que diz que e as crianças são o futuro da humanidade (e são, de acordo com o tempo). O grande problema é que nenhum desses dois tipos de pessoas toma uma posição para defender essas crianças. Todo mundo fala, fala, fala e não faz absolutamente nada. Já vi mães reclamando que o Governo não dá condições decentes de educação e então por isso elas não se esforçavam para manter seus filhos na escola.
A umas duas gerações atrás, ou três, as pessoas já foram mais inteligentes. Grande parte dessa geração quase não frequentou a escola, isso quando frequentou. Mas, por isso eles fizeram seus filhos abandonarem a escola ? Bom, pelo menos comigo o que aconteceu foi exatamente o contrário. E não me arrependo disso nunca nessa vida. E não podemos mudar a geração atual de pais, eles já têm a 'cabeça feita'. Então, oras, o que fazer ? Esperar o tempo passar e torcer para que seus filhos nasçam mais inteligentes do seus pais e por si só lutem por uma nova revolução. A juventude atual deve protestar ? A juventude atual deve se manifestar ? Talvez. Se vai adiantar ? Duvido um pouco. Devemos, sim, formular nossos conceitos e passá-los adiante, principalmente aos nossos filhos, e fazer com que eles peguem nossos conceitos já prontos e formulem os seus próprios conceitos para que então haja uma manifestação decente e com uma base lógica.
Temos que mudar, sim. O mais rápido possível. Mas por isso faremos isso de qualquer jeito só para espalharmos por aí que conseguimos nossas próprias revoluções enquanto jovens ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário