Valores

A cada dia que passa, principalmente nos meios nos quais me encontro, vejo o quanto o valor das coisas vem se perdendo. Seria tão mais fácil se todas as pessoas tivessem um pouco mais de consciência e, ao invés de olhar somente para o próprio umbigo, olhassem para o mundo à sua volta, que precisa de um pouco mais de amor, de sinceridade, de ajuda e de paz. De bandidos, de mercenários, de egoístas e de burgueses safados, esse mundo já está mais que lotado. É tão raro esse tipo de compaixão com o outro que, quando vemos um exemplo, nos espantamos, quando na verdade o ideal seria que todos agissem assim.
Esses dias me senti tão triste quando teve uma votação para a escolha do local de realização da Colação de Grau do 3º do Colégio Pedro II - Unidade Escolar Realengo. As opções era completamente diferentes, claro, mas ainda assim acho que fizeram a escolha errada. As opções eram: Um teatro, Mário Lago, em São Cristóvão, no dia 17/12, no dia do conselho de classe (isso quer dizer que ninguém saberia ao certo se foi ou não aprovado). A outra opção seria a própria Unidade Realengo, no dia 23/12, já com os resultados finais. Não me conformo com o fato de terem preferido o "conforto" do teatro ao clima que é estar na Unidade no dia da Colação de Grau. Será mesmo que eu sou um dos pouquíssimos alunos que conseguiram criar um vínculo, quase uma história de amor, com aquela unidade? Será mesmo que vale mais a pena estar num lugar confortável do que estar em um lugar no qual nos sentimos em casa? Será mesmo que o preço das coisas pode comprar a felicidade de estarmos juntos em casa? Será mesmo?
Não sei exatamente porque as pessoas agem assim. Mas, sei grande parte do pessoal que escolheu o teatro vai sair dali e não vai querer voltar nunca mais. Enfim, foi só um exemplo.
As pessoas, de todo o mundo, não deveriam ser assim hoje. Quem foi o primeiro a roubar? Quem foi o primeiro a mentir? Quem foi o primeiro a matar? Não importa. Não há por que dar continuidade a isso. Óh, um apelo de paz ao mundo? Sim, é um apelo. Não, não vai adiantar, tenho consciência disso. Esse tipo de coisa já não tem mais conserto. Os que realmente não querem fazer o "mal" não farão, é só querer. Mas, o problema é esse. Hoje em dia, o preço das coisas é alto, e tudo nesse mundo se encontra no mercado(livre), onde as coisas não podem ser compradas com amor, honestidade, essas coisas.
Inventaram a moeda para comprar o mundo. Ela circula e vale muito.
Inventaram a escrita para divulgar coisas. O problema é que a escrita foi comprada. E, hoje em dia, só é vendido o que trará lucro financeiro. Amor e Paz dão lucros financeiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário